O Sindcine, sindicato que representa trabalhadores da indústria do cinema e do audiovisual em diversos estados brasileiros, incluindo SP, RS, MS, MT, GO, TO e DF, realizará a entrega do “Selo Sindcine de Conformidade” a empresas do setor. A premiação, inédita, reconhecerá duas produtoras que comprovaram o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
A cerimônia de entrega acontecerá no encerramento do 2º Seminário de Saúde e Segurança no Audiovisual, nos dias 25 e 26 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento abordará temas cruciais para o setor, como as condições de trabalho e os riscos à saúde e segurança dos profissionais técnicos.
De acordo com a presidente do Sindcine, a diretora de produção Sonia Santana, o ambiente de filmagem apresenta diversos riscos, incluindo eletricidade e trabalhos em altura. As jornadas extenuantes também são apontadas como um fator que contribui para o estresse e outros danos psicológicos, podendo levar a acidentes, doenças e à Síndrome de Burnout.
O seminário incluirá a mesa “Como crescer profissionalmente sem adoecer”, com palestra da jornalista Izabella Camargo, focada na saúde mental dos trabalhadores do setor. Ao todo, o evento contará com cinco mesas de discussão. No dia 25, os temas serão “Conceituação de Risco / Condutas de Risco” e “Riscos Específicos e Riscos Iminentes em Sets de Filmagem”. Já no dia 26, além da saúde mental, serão abordadas a “Cultura de Segurança no Mercado” e a “Responsabilidade Civil e Criminal/Contratação e Assédio e Violência”.
O primeiro Seminário de Saúde e Segurança no Audiovisual foi promovido pelo Sindcine em 2017. A presidente da entidade destaca que o setor passou por diversas transformações desde então, incluindo o avanço da automação e da Inteligência Artificial, bem como o aumento de casos de afastamento por problemas de saúde mental. O objetivo do segundo seminário é discutir essas novas questões e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Fonte: agenciasindical.com.br