O domínio do conhecimento matemático emerge como um fator determinante na distribuição de poder na sociedade contemporânea. A análise é do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, que ressalta a importância da democratização do ensino da disciplina como uma questão de justiça social e exercício pleno da cidadania.
Em um cenário global impulsionado pela inteligência artificial e pela crescente onipresença de algoritmos, o conhecimento matemático se torna essencial para a compreensão e a participação ativa na sociedade. “Se você submete um pedido de crédito, a decisão provavelmente vai ser tomada por uma inteligência artificial, que é baseada em matemática. Se você não tem o conhecimento, você está à mercê de quem utiliza esse conhecimento”, destaca Viana.
O diretor do Impa ilustra a importância da matemática com o exemplo de um documentário que aborda como algoritmos podem influenciar decisões, como a concessão de liberdade condicional a prisioneiros. A capacidade de compreender e questionar esses algoritmos, segundo ele, é crucial para evitar injustiças e garantir a equidade.
Viana também aponta o potencial da matemática como geradora de riqueza. Um estudo da Fundação Itaú revelou que as profissões que utilizam a matemática representam 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O percentual, no entanto, é significativamente inferior ao de países avançados, onde varia entre 15% e 18%. Ele acredita que investir na formação matemática dos jovens pode impulsionar o crescimento econômico do país, abrindo novas oportunidades em diversos setores.
No entanto, um levantamento recente revelou que grande parte dos jovens brasileiros conclui o ensino médio sem o conhecimento adequado em matemática e língua portuguesa. Os piores resultados concentram-se entre os 20% mais pobres e aqueles que frequentam escolas públicas, expondo a desigualdade no acesso à educação de qualidade. Para Viana, a valorização dos professores, a melhoria da formação e a criação de planos de carreira atrativos são medidas cruciais para reverter esse cenário e garantir que todos os brasileiros tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades matemáticas.
Viana é também autor do livro “A Descoberta dos Números”, que busca popularizar a matemática e despertar o interesse dos jovens pela área. Ele enfatiza que o objetivo não é apenas formar mais matemáticos, mas sim promover o apreço pela disciplina e mostrar sua relevância para a vida cotidiana.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br