O tetracampeonato na principal competição sul-americana, conquistado no último sábado, não apenas elevou o Flamengo ao posto de clube brasileiro com mais títulos da Libertadores, mas também garantiu a equipe rubro-negra em dois outros torneios de prestígio organizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa): a Copa Intercontinental deste ano e o Mundial de Clubes de 2029.
A Copa Intercontinental preenche o espaço no calendário que antes era ocupado pelo Mundial no formato antigo, que reunia sete clubes, incluindo os seis campeões continentais e um representante do país-sede. Desde o ano passado, o torneio foi reformulado, contando com apenas seis times, um por confederação.
A edição deste ano teve início em setembro, com um confronto entre os vencedores das Ligas dos Campeões da África (Pyramids, do Egito) e da Oceania (Auckland City, da Nova Zelândia). O Pyramids venceu por 3 a 0 e avançou para a disputa da Copa África-Ásia-Oceania contra o representante asiático (Al Ahli, da Arábia Saudita).
Novamente, o time africano se destacou, vencendo por 3 a 1, conquistando o troféu e garantindo sua vaga na Copa Challenger, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Flamengo e Cruz Azul, do México, em Doha.
O confronto está agendado para o dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). A última rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para 7 de dezembro, apenas três dias antes do jogo no Catar.
O vencedor do confronto entre Flamengo e Cruz Azul enfrentará o Pyramids no dia 13 de dezembro. O ganhador dessa Copa Challenger disputará a final da Copa Intercontinental contra o Paris Saint-Germain, da França, campeão da última Liga dos Campeões da Europa. A decisão está marcada para 17 de dezembro, também em Doha.
Em 2024, o Botafogo representou o Brasil e a América do Sul na Intercontinental, sendo superado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0. O título ficou com o Real Madrid, da Espanha, que venceu os mexicanos por 3 a 0.
O Mundial de Clubes de 2029 ainda não tem sede definida. A América do Sul terá direito a seis vagas, sendo quatro destinadas aos campeões da Libertadores do quadriênio 2025-2028, o que já garante a participação do Flamengo.
O clube rubro-negro esteve presente na edição deste ano, realizada nos Estados Unidos, chegando às oitavas de final, onde foi eliminado pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Além do Flamengo, Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG também já asseguraram suas vagas no Mundial de 2029.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br