Moradores de Paraibuna, em São Paulo, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devido à situação de calamidade provocada pelas fortes tempestades que atingiram a cidade em novembro. A partir de amanhã, a Caixa Econômica Federal também iniciará o recebimento das solicitações dos moradores de Itirapina, outra cidade paulista impactada pelas chuvas intensas.
O benefício estará disponível para os moradores de Paraibuna até o dia 4 de março de 2026 e para os moradores de Itirapina até o dia 5 de março de 2026. Para ter direito ao saque calamidade, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado outro saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses.
O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta. A solicitação pode ser realizada por meio do Aplicativo FGTS.
O Saque Calamidade é um benefício disponibilizado ao trabalhador em situações de necessidade pessoal, urgente e grave decorrentes de desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra e fortes chuvas, que tenham afetado sua residência. A liberação do saque depende da declaração oficial da Defesa Civil do município.
A lista dos municípios habilitados para o Saque Calamidade, com os respectivos prazos finais para solicitação, está disponível no da Caixa Econômica Federal. No mesmo endereço, os trabalhadores também podem encontrar a relação de documentos necessários para realizar o pedido.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br